quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Noni


Noni






Noni é uma pequena árvore abundante nas ilhas do Pacífico, Sudeste Asiático, Austrália e Índia, que muitas vezes cresce entre os fluxos de lava. Historicamente, a Noni foi usada para fazer um corante vermelho ou amarelo para as roupas. Também foi usada como medicamento, normalmente aplicada na pele. O nome cientifico da fruta é Morinda Citrifolia.

A fruta Noni, possui folhas, flores, caules, cascas e raízes que são usadas pela medicina para uma longa lista de doenças. Um estudo com o extrato da fruta está em andamento no Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa no Exterior, os resultados ainda não foram divulgados.

As pessoas bebem o chá da fruta Noni para cólicas, convulsões, tosse, diabetes, dor ao urinar, como estimulante para o fluxo menstrual, febre, doenças do fígado, prisão de ventre, corrimento vaginal durante a gravidez, febre da malária e náuseas. É também utilizada para a varíola, baço, inchaço, asma, artrite e outros problemas ósseos e articulares, cancro, cataratas, constipações, depressão, problemas digestivos, e úlceras gástricas. Outros usos incluem a hipertensão arterial, infecções, distúrbios renais, síndrome pré-menstrual, acidente vascular cerebral, dor e sedação.



O suco de fruta é usado para a artrite, diabetes, pressão alta, dores musculares, problemas menstruais, dores de cabeça, doenças cardíacas, AIDS, câncer, úlceras gástricas, entorses, depressão, senilidade, má digestão, aterosclerose, problemas de circulação.
As folhas têm sido usadas em medicamentos para dores reumáticas e inchaço das articulações, dor de estômago, disenteria, e inchaço causado por uma infecção parasitária chamada filariose doença parasitária crônica causada por vermes nematoides. A casca tem sido usada na preparação para auxiliar o parto.

Noni é por vezes aplicada sobre a pele. É usada como hidratante para reduzir os sinais de envelhecimento. As folhas são usadas para a artrite por envolvimento em torno da articulação afetada, para dor de cabeça, aplicada na testa, para queimaduras, feridas por aplicação direta. Uma mistura de folhas e frutos é aplicada em bolsas de infecção (abcessos), e os preparativos da raiz são usados nas feridas, como um bálsamo a varíola.
Nos alimentos, os frutos, folhas, raízes, sementes e cascas são consumidos. O cheiro, e o sabor da fruta, bem como o suco, de Noni não são agradáveis.


Noni contém muitas substâncias, como:
Potássio, encontrado em diversas frutas, previne contra depressão, cansaço, prisão de ventre, fraqueza muscular, insônia etc.
Arginina, aminoácido básico que inibe o crescimento de vários tumores, auxilia no processo de cicatrização de feridas, evita a perda de massa muscular após cirurgias etc.;
Flavonoides, ou bioflavonoide, antioxidante que ajuda na absorção de vitamina C, com ação anti-alérgica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica etc.;
Algumas destas substâncias podem ajudar a reparar as células danificadas no corpo, estimulando o sistema imunológico.

Para a felicidade de muitas pessoas, outro benefício dessa fruta verdinha, parecida com a fruta do conde é o auxílio no emagrecimento, devido aos efeitos desintoxicantes e diuréticos.

A ANVISA proibiu a comercialização de produtos contendo Noni no Brasil até que os requisitos legais que comprovem de sua segurança de uso sejam atendidos porém, podemos encontrá-la em forma de suco engarrafado ou chá, não deixando de ser benéfica, No Estados Unidos ela é vendida em cápsulas, chás (feitos da folha) ou sucos industrializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário